NOTÍCIAS

08/04/2001 - QUARTO LUGAR NA PRIMEIRA ETAPA

Após um fim-de-semana de muito trabalho, a Spier Racing conseguiu a quarta colocação na primeira etapa do Campeonato da Fórmula Gaúcha 2001.

O carro só ficou pronto na sexta-feira à tarde, quando o piloto Daniel Dutra só conseguiu completar cinco voltas. Logo percebeu-se que o carro necessitava de vários acertos nas partes de suspensão, motor, transmissão e aerodinâmica.

Após trabalho exaustivo da equipe, o responsável técnico Bolinha auxiliado pelo assistente Luciano conseguiram solucionar a maioria dos problemas.

No sábado pela manhã, com o tempo obtido de 1:35.904 e a 15º colocação no primeiro treino livre oficial, constatou-se que muitos ajustes ainda seriam necessários.

À tarde a situação começou a melhorar, o piloto João Spier obteve a marca de 1:18.238, porém a colocação no segundo treino livre oficial não se alterou em relação à sessão da manhã. Sinal de muito trabalho pela frente, mas o caminho estava correto, prova disto foi a evolução de mais de 17 segundos de um treino para o outro.

No treino que definiu o grid de largada, novos progressos, o piloto Daniel Dutra obteve o tempo de 1:16.796 e a 16º colocação. O carro ainda apresentava falhas no motor, porém a expectativa era de uma boa prova no domingo.

Domingo pela manhã o piloto João Spier largou para a bateria inaugural da temporada 2001. Logo na largada ultrapassou três concorrentes, porém ao chegar na curva um o carro apresentou falha no motor. Entrou no Box, porém a equipe não conseguiu sanar o problema. Passou-se então a tentar acertar o carro para a segunda bateria, haja vista não haver possibilidades de classificar em uma boa posição na primeira bateria. Assim, após quatro passagens pelo Box conseguiu-se constatar problemas na pressão da bomba de combustível e na regulagem da carburação, ao final da bateria o carro ainda apresentava algumas falhas no motor provavelmente de origem elétrica, mesmo assim o piloto João Spier conseguiu o melhor tempo da equipe no final de semana com 1:16.127 chegando em 15º e apenas 13 das 22 voltas completadas na prova.

Na segunda bateria o piloto Daniel Dutra largou da 15º posição e de forma sensacional suplantou quatro adversários numa largada perfeita. Porém as falhas no motor continuavam o que impediu um desempenho melhor. Seu objetivo passou a ser levar o carro até o final da corrida, o que foi conseguido, chegando na 16ª posição. Seu melhor tempo foi de 1:16.696 na 15ª volta.

Na soma final das duas baterias a equipe conseguiu a 14ª posição na classificação geral e o 4º posto na categoria Light garantindo assim um podium já na primeira etapa do campeonato.

Com todos os problemas enfrentados foi sem dúvida um grande resultado e que demonstra que a equipe está no caminho certo, para a próxima etapa fica a certeza de que melhores resultados virão.


«