AS VANTAGENS DO MARKETING ESPORTIVO |
Segundo Darren
Marshall, vice-presidente da SRI - Sponsorship Research
International, que esteve no Brasil em dezembro de 1994,
durante a Primeira Conferência Internacional de
Marketing Esportivo, "...o retorno de uma marca
ou produto envolvido em patrocínio de eventos esportivos
é quatro vezes maior do que o de uma boa campanha
publicitária". Esta é, portanto a primeira vantagem do marketing esportivo - ele possibilita um alto retorno publicitário para os seus investidores. Uma outra vantagem do marketing esportivo é sua capacidade de fixação da marca ou do produto da empresa investidora na mente do consumidor. O que contribui para a melhoria da imagem da empresa e da sua marca junto aos clientes atuais e potenciais. Neste aspecto, o marketing esportivo possibilita um retorno institucional. São, assim, dois os tipos de retorno direto: o retorno em termos publicitários, com a divulgação maciça, seletiva, local, regional, nacional ou internacional; e o retorno da imagem. O terceiro retorno é, indiretamente, o marketing esportivo alavancando vendas, porque promove institucionalmente a empresa, a marca e o produto. |