AS VANTAGENS DO MARKETING ESPORTIVO

Segundo Darren Marshall, vice-presidente da SRI - Sponsorship Research International, que esteve no Brasil em dezembro de 1994, durante a Primeira Conferência Internacional de Marketing Esportivo, "...o retorno de uma marca ou produto envolvido em patrocínio de eventos esportivos é quatro vezes maior do que o de uma boa campanha publicitária".

Esta é, portanto a primeira vantagem do marketing esportivo - ele possibilita um alto retorno publicitário para os seus investidores.

Uma outra vantagem do marketing esportivo é sua capacidade de fixação da marca ou do produto da empresa investidora na mente do consumidor. O que contribui para a melhoria da imagem da empresa e da sua marca junto aos clientes atuais e potenciais. Neste aspecto, o marketing esportivo possibilita um retorno institucional.

São, assim, dois os tipos de retorno direto: o retorno em termos publicitários, com a divulgação maciça, seletiva, local, regional, nacional ou internacional; e o retorno da imagem.

O terceiro retorno é, indiretamente, o marketing esportivo alavancando vendas, porque promove institucionalmente a empresa, a marca e o produto.


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